segunda-feira, 28 de junho de 2010

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

ÁREA:Código e Linguagem
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Eixo Norteador: 1. Produção e Compreensão de Texto Orais 2.Leitura e Compreensão de Textos 3. Produção de Textos Escritos 4. Análise Linguística e Reflexão sobre a língua .
Descritores Curriculares / SAEPE:
Língua Portuguesa: D9; D10; D12; D13; D16; D18; D26
Matemática: D33
ANO: 1º ano
TEMPO: 15 aulas ( 45 minutos)



I. CONTEÚDOS:
Entrevistas
Debates
Palestras

Leitura de texto informativo: Follheto
Leitura de texto expositivo: Resumo

Processos de coesão e coerência.
Conceito de gêneros textuais
Tipos textuais narrativo, expositivo, argumentativo, injuntivo, e dialogal.
Representação lexical do sujeito da oração. ( livro da Ed globo pg 26)
Produção de resumo e resenha.

2. OBJETIVOS
Compreender a conceituação sobre os gêneros textuais, levando em conta a entrevista, o debate, a palestra, o folheto e o resumo.
Identificar os efeitos de sentido de aspectos textuais no gênero textual entrevista.
Estabelecer relação entre o gênero textual debate ao contexto em que texto é construído, levando em consideração os elementos: referencial, temporal, espacial, registro lingüístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais.
- Identificar os recursos lingüísticos em processo de coesão e coerência textual na construção argumentativa em uma situação comunicacional.
- Reconhecer as formas de representação lexical do sujeito e suas relações com as intenções pretendidas para o discurso.

3. RECURSOS

• Cópia de textos
• Vídeo de entrevista
• Entrevista radiofônica
• Folhas de oficio
• Quadro branco e pincel / apagador
• Livro didático
• Caneta e lápis
• Data Show e notebook
• Caixa de Som
• Microfone
• Transporte



4. METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO)
Observação: não houve aula no dia 03.05.10, pois foi o planejamento para o ensino médio, portanto não contarei com as três aulas segunda feira.
1º MOMENTO: 2 aulas (07.05.10)
Dar-se-á inicio com um texto recortado (com um dialogo cantado entre duas pessoas) para que os alunos possam colocá-lo em ordem a partir do vídeo ( Maria Chiquinha) colocado em sala, apresentando a classe, os primeiros aspectos do gênero entrevista para que os alunos percebam a relação do gênero com a tipologia dialogal, bem como possam identificar a situação sociocomunicativa em questão.
2º MOMENTO: 1 aulas ( 10.05.10)
Solicitar aos alunos que tragam para a sala de aula jornais e revistas que contenham entrevistas. Em dupla os alunos irão ler a entrevista escolhida e socializar com os demais alunos, os mesmos irão levar em conta as informações sobre a pessoa entrevistada, quem é o entrevistador, quais os elementos lingüísticos pertinentes ao gênero entrevista como mídia impressa. 1 aula
3º MOMENTO: 2 aula (10.05.10)
Após as discussões sobre os aspectos sobre o gênero em questão e seus aspectos textuais e lingüísticos a partir da mídia impressa, apresentar aos alunos um vídeo com uma entrevista televisiva para que os mesmos percebam a relação entre os dois gêneros textuais televisivos e impressos. Fazendo um gancho com os sujeitos que desenvolvem as ações estabelecidas nas diversas entrevistas, levando em conta o sujeito determinado e indeterminado. Em seguida atividade para melhor desenvolver o assunto estudado.
4º MOMENTO: 2 aulas ( 14.05.10)
Após as discussões sobre o gênero entrevista, seus aspectos textuais e lingüísticos, os alunos iniciarão produção de uma entrevista com perguntas para produção, em seguida o trabalho com a oralidade, para tanto, será necessário a construção de questões para a montagem de entrevistas, no qual, um grupo ficará com a entrevista impressa, outro grupo com a entrevista televisiva (vídeo) e outro com a entrevista gravada representando o rádio. Deve-se levar em conta que os mesmos abordarão nas suas entrevistas questões relacionadas ao meio ambiente e a valorização cidadã, no enfoque dos gêneros textuais nas diversas mídias e saberes. Portanto, serão usadas algumas mídias no gênero entrevista para desenvolver valores no espaço escolar. As entrevistas serão publicadas no blog da escola: http://escolapoetaraulino.blogspot.com
Vale ressaltar tambem que a professora de matemática poderá fazer uso de gráficos para análise dos dados levantados pelos alunos nas entrevistas.
Depois das entrevistas feitas os mesmos, com a intervenção da professora, irão observar os níveis de linguagens e suas possíveis variações, tempos e modos verbais, as marcas lexicais presentes nos textos desenvolvidos. 2 aulas
5º MOMENTO 2 aulas ( 21. 05.10)
Para que os trabalhos dos alunos adquiram uma finalidade maior e valorativa, os mesmos irão desenvolver o trabalho oral fazendo uso do gênero debate, levantando as questões estabelecidas nas entrevistas, tomando uma posição em relação à temática pesquisada no espaço escolar, reforçando seu ponto de vista e argumentos. Terá um moderador para estabelecer as regras tais como tempo de duração, tempo de cada participante, direito de respostas, direito a replica e tréplica.

6º MOMENTO aguardando definição de data por parte da gestão escolar.
Desenvolvido o debate, os alunos irão assistir a uma palestra sobre a questão do meio ambiente e a valorização da cidadania, no qual o palestrando irá pontuar essa temática adentrando ao uso dos gêneros textuais nas diversas mídias e saberes, com isso será contemplado os demais componentes curriculares da série em questão. Inclusive os estudantes irão produzir um resumo fazendo uma relação com que foi abordado no debate com as questões relacionadas à palestra. A professora de matemática poderá fazer um trabalho de proporção entre estas questões aqui sugeridas. 2 aula

7º MOMENTO 4 aulas ( 29.05.10 sábado).
Como as discussões estão relacionadas as questões que envolve a sociedade atual, inclusive os gêneros textuais circulam com freqüência no rádio e televisão, a escola disponibilizará um transporte e agendamento através de ofício para a TV local e suas respectivas rádios AM e FM, para uma visita com os alunos da 1ª série do Ensino Médio, estendendo o convite as demais turmas da referida modalidade de ensino. Os alunos irão conhecer como é construído o trabalho com os gêneros textuais midiáticos que contemple os saberes impares na contemporaneidade, uma vez que os gêneros sua unidades sociocomunicativas presentes no cotidiano das pessoas nos diversos segmentos sociais. Para tanto, os alunos do primeiro ano irão produzir um folheto informando aos demais alunos do ensino médio que haverá uma visita voltada para construção do conhecimento no que concerne aos gêneros midiáticos e suas tipologias. Para a construção do folheto será necessário abordagem sobre o referido gênero, bem como leituras diversas, considerarão tambem a identificação dos sujeitos ocultos e elípticos. 5 aulas

8º MOMENTO 3 aulas ( 31. 05.10)
Para concluir esta sequência didática, após a visita de campo, como forma de trabalhar pesquisa e o conhecimento cientifico, trazendo para o bojo das discussões o uso dos gêneros textuais nas diversas mídias, fazendo uma ponte a questão do meio ambiente e a valorização da cidadania, cada aluno produzirá uma resenha abordando aspectos pertinentes da visita à Televisão e as rádios. Vale lembrar, que os mesmos viram a resenha e suas características na unidade I.

5. AVALIAÇÃO
Como avaliar é um processo contínuo e sistemático ao mesmo tempo, os trabalhos serão analisados por etapas, bem como o conhecimento construídos a partir deles, levando em conta o envolvimento da turma para as atividades solicitadas e os objetos aqui pretendidos. Considerando tanto os trabalhos coletivos como as atividades individuais, inclusive no que concerne a auto avaliação. 3,0 PONTOS

6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Módulo do Gestar II.
Modulo sistema Maxi.
Internet.
Revista nova escola
Koch, Ingedore Villaça. A Coesão Textual. 21ª Ed, SP: Contexto, 2009.
Cereja, Cochar. Português: linguagens. volume 1.5ª Ed. – SP: Atual. 2005.

Nenhum comentário: